sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Lições aos meu alunos II - Qualidade do trabalho manuscrito

A escrita sem ruídos de comunicação

                Normalmente os trabalhos escolares são impressos, facilita muito a vida de quem faz, contudo, eu sou amante da escrita à mão. Sempre que vou esboçar um texto, recorro ao meu caderno, ao lápis ou à caneta. Inclusive existe um estudo que afirma ser muito bom para fixar o conhecimento, a boa e velha caneta e papel[1]. Não apenas por essa razão, particularmente não sabia desse estudo quando comecei a cobrar de meus alunos trabalhos manuscritos, assumi como forma de trabalho, a pesquisa de temas da minha aula (Filosofia), que deveriam ser feitos à mão e entregues.
O meu objetivo é que haja a leitura do texto a ser pesquisado e, a partir disso, observe-se os pontos pedidos para serem pesquisados, faça a síntese das ideias necessárias, e desenvolva sua escrita, redigindo assim seu trabalho de pesquisa. Desenvolvendo sua habilidade leitora, de identificar ideias de um texto, de observar as ideias relevantes, de desenvolver uma síntese e finalmente expressá-la desenvolvendo finalmente sua habilidade escritora.
Pensando nisso, é preciso atentar para alguns pontos. E vou falar aqui sobre dois apenas: a grafia e a gramática.
Devemos ter todo cuidado e zelo para escrever um trabalho, uma redação, um texto qualquer à mão. A grafia ruim é um grande impedimento para a leitura e compreensão de um texto. O “garrancho”, atrapalha o entendimento e a identificação dos objetivos de pesquisa ou do texto que se pretende escrever e apresentar.
Caso não seja compreensível a leitura, não será possível uma avaliação justa da produção, seja pesquisa ou redação. A não compreensão de algum ponto contará contra o escritor, pois sua capacidade de se comunicar com o leitor está difícil, “embaçada” pode-se dizer, tal qual um espelho no banheiro cheio de vapor do banho, mesmo passando um pano ou mão no espelho e tentando tirar o que atrapalha, não fica perfeito. Esse ruído na comunicação deve ser evitado por completo entre escritor e leitor.
Outro complicador é a gramática, escrever errado como, por exemplo, não conjugar verbos, não usar plural, pronomes, substantivos e adjetivos usados indevidamente ou escritos da forma errada, por atrapalhar um bom texto e uma boa pesquisa.
Sugiro como solução para a grafia ruim, o treino da escrita em um caderno de caligrafia ou simplesmente o cuidado na hora de escrever, fazendo-o com calma e caprichado.
Já para os erros gramaticais, sugiro além do estudo da norma culta da língua, a constante leitura, livros, revistas de qualidade, textos em sites e blogs que não só informem, mas também formem o leitor, histórias em quadrinhos, desde a mais tenra idade.
Essas sugestões, creio eu, não só irão melhorar sua escrita, gramatical e esteticamente, como também será excelente suporte para escrever redações, textos informativos no trabalho ou em casa (orientando alguém sobre algo). Permitirão que você se expresse com clareza e objetividade, além de uma boa nota em sua atividade escolar.
Que lhe seja de proveito.

Professor Rogério Penna - Filosofia




[1] Confira reportagem sobre o assunto: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/07/1482537-escrita-a-mao-ajuda-a-fixar-mais-dados-apontam-estudos.shtml

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