quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Indicação de leitura - I

Essa semana um jovem me procurou em meu Facebook, pedia indicações de livros de Filosofia. Me infirmou que teve algum contato que despertou o interesse nele, gostaria de ler e se aprofundar mais.

Pois bem, eu de fato indico que se busque um curso de Filosofia, mas como não há ainda um curso livre de Filosofia, quem sabe lançamos um, não recomendo fazer uma faculdade de Filosofia só por hobby, a não ser qu você ja tenha uma vida profissional constituída e queira apenas estudar, afinal, você estudará muito.

Quero recomendar alguns livros aqui e essa é uma recomendação muito pessoal, possivelmente não é unanima no seu método. Vamos lá!

O primeiro que quero indicar é um romance baseado na história da Filosofia como um todo. "O mundo de Sofia" é a história de uma menina que percorre toda a Filosofia, desde de seu nascimento c os pré-socráticos até os dias atuais. É muito usado no Ensino Médio para despertar nos alunos o interesse pela matéria, traz diversos conceitos de Filosofia ideal para um início na Filosofia por quem está no "nível 0" de conhecimento filosófico.


Os outros são manuais de Filosofia e demandam um certo conhecimento, mas que são bons títulos para ajudar no início da caminhada. Um deles é uma coletânea de textos sobre alguns filósofos e escolas filosóficas organizado pelo professor Antonio Rezende, "Curso de Filosofia" da editora Zahar foi meu primeiro livro de Filosofia, antes de iniciar a Faculdade.


O outro livro é "Iniciação a história da Filosofia" do professor Danilo Marcondes, pela editora Zahar. Um tradicional livro de história da Filosofia com bom conteúdo, que serve muito bem ao seu propósito como manual. Hoje uso muito esse livro para complementar minhas aulas, já usei alguns textos algumas vezes com as turmas. Para quem quer começar, eu recomendo.


O último é o "Guia Ilustrado da Filosofia", também da editora Zahar, é manual com ilustrações, fotos e gravuras, com linguagem bem simplificada e de fácil compreensão, está na biblioteca das escolas estaduais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Também recomendo.


Esses são alguns títulos que recomendo, você pode entrar em contato pela FanPage no Facebook e acompanhar meu canal no YouTube com algumas aulas já postadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário