quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Lições aos meu alunos I - Formatação de Trabalho de Pesquisa

Estruturando o trabalho de pesquisa - Formatação

Como professor de Filosofia na Rede Pública do Estado de São Paulo, percebi a necessidade de trabalhar com os alunos algumas noções que não são aprendidas por eles e que deveriam ser ensinadas por alguém. Decide que eu mesmo seria essa pessoa, tendo em vista os trabalhos que recebi, muitos eram trabalhos desorganizados e desconexos com aquilo que foi proposto como objetivo de pesquisa. Elenquei alguns pontos e desejo fazer minhas considerações, mediante a experiência na universidade, como monitor da disciplina de metodologia científica por dois anos, além do treino (e não deixa de ser) para pesquisar Filosofia. Serão algumas noções bem básicas, sem fidelidade para com a ABNT, apenas para organização do trabalho.


- CAPA: ela deve conter o nome completo do aluno, sua série e o sua classe, além disso, deve apresentar o tema proposto e não o nome da disciplina, por exemplo, “Biografia de Tales de Mileto” invés de “Trabalho de Filosofia”.

- INTRODUÇÃO: ela deve ser produzida depois de toda pesquisa concluída, mas por quê? Porque ele será a apresentação do conteúdo da pesquisa, não é um resumo do trabalho, mas aquilo que indica ao leitor o que ele encontrará e os objetivos do trabalho.

- CONTEÚDO: deve conter aquilo que foi pedido pelo professor, “encher lingüiça” – expressão que indica perda de tempo ou enrolação – para dar volume ao trabalho, não garante nota, ainda pode significar a perda ou diminuição dela. Se lhe foi pedido para pesquisar o “contexto” de algum evento ou filósofo, suas “principais ideias”, ou ainda suas “influências”, faça isso, não coloque outras coisas em sua pesquisa que não foram pedidas pelo professor. Para isso não tenha preguiça e LEIA o que encontrou durante sua pesquisa, além do mais, não deixe para a última hora.

- CONCLUSÃO: caso ela lhe seja pedida, a conclusão de um trabalho, mais uma vez, não é o resumo do trabalho, mas é o entendimento das ideias pesquisadas e suas consequências e implicações na sociedade e na história.

- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: também chamamos de BIBLIOGRAFIA ou ainda de FONTES DE PESQUISA, as vezes simplesmente de FONTES. Ela serve para indicar os locais de pesquisa, obras e autores utilizados na produção daquele trabalho. São imprescindíveis em qualquer produção textual de cunho pesquisa, pois o autor do trabalho não é o inventor ou criador dos conceitos pesquisados. Esses conceitos foram elaborados por outros e devem ter respeitada sua propriedade intelectual. Copiar suas ideais sem indicá-las é crime de plágio. Quando livros, devem indicar o nome do autor e da obra, sua edição e ano, a editora, além disso, as páginas utilizadas para pesquisa quando o caso de utilização parcial do referido texto. Para sites, indica-se o link da página onde se encontrou o texto, sem esquecer o nome do autor do texto em questão, se houver a indicação na publicação.


Essas são algumas recomendações, nada fechado ou como ultima palavra, mas pode usado em qualquer trabalho de pesquisa básico, em qualquer disciplina, não necessariamente apenas nos trabalhos de Filosofia. Não se envergonhe em questionar, caso tenha alguma dúvida pergunte, me escreva, responderei a você leitor caso tenha qualquer dúvida sobre este conteúdo ou outro.



Professor Rogério Penna - Filosofia

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